Carros De Alto Desempenho: Características De Mercado

Carro de alto desempenho consiste em automóvel projetado e construído para a velocidade. A concepção e construção envolvem não apenas capacidade no trem de força, mas também fornecem apoio aos sistemas de manuseio e frenagem. Tais veículos podem ser rodoviários, capazes de fornecer o transporte para alta carga. Grande parte dos projetos está destinada às modalidades de corrida.

Há alta quantidade de sobreposição entre carros de desempenho e os esportivos. O MG TC, por exemplo, consiste em protótipo para esporte, mas ao mesmo tempo estava além dos padrões de desempenho corriqueiros da sua época.

Certos modelos construídos para desempenho em estrada tendem a dar ênfase à velocidade e aceleração em reta. Porém, outras modalidades de automóveis enfatizam a manipulação a qualidade nas curvas, como o Lotus Elise, por exemplo.

Carros de desempenho também podem ser classificados de acordo com a origem. Ferrari, Masarati, Aston Martin, Bolwell e Porsche produzem apenas automóveis direcionados para desempenhar velocidade além da média.

Fabricantes de automóveis têm subsidiárias dedicadas ao desenvolvimento de versões de alto desempenho dos carros, como o Mercedes-AMG, por exemplo. Alguns modelos são especiais, com peças únicas e escassas no mercado de reposição.

Aquisições corporativas e a crescente interdependência das montadoras para os principais componentes, como motores ou plataformas de veículos, borram a distinção. Por exemplo, a Fiat detém o controle acionário da Ferrari e ao mesmo tempo a propriedade dos modelos Masarati.

A última categoria de carros com alto desempenho está entre os proprietários que encaram a arte de dirigir como um robe. Existe segmento da indústria automotiva para suprir as necessidades da demanda de mercado.

Carros Tuning: Características Gerais

Tuning é a modificação do desempenho ou da aparência do veículo. No real sentido consiste em afinar o motor. De fato, a maioria dos veículos sai da fábrica configurada para as expectativas e condições do motorista comum.

O termo também se refere ao modo de personalizar as características do veículo conforme as preferências do proprietário. Carros podem ser alterados para proporcionar melhor economia de combustível, produzir mais energia ou fornecer alto poder de dirigibilidade.

Não se pode ignorar o fato de que carros tuning estão relacionados com o automobilismo. Veículos sintonizados são construídos para o prazer de possuir e dirigir. Modificações exteriores incluem alterar as características aerodinâmicas através de saias laterais, para-choques dianteiro e traseiro, saídas de ar ou rodas leves.

Origens Dos Carros Tuning

Carros sempre foram sujeitos a modificações pós-venda. A idade de ouro do tuning acontece nas décadas entre a Segunda Guerra Mundial e o início das restrições de poluição do ar.

Nos anos 1970 e 80, certos carros de alto desempenho japoneses nunca foram exportados para fora do mercado doméstico. No final da década de 1980 e início de 1990 as importações de veículos, como Nissan Skyline, começaram em particular na Europa Ocidental e América do Norte.

Nos Estados Unidos o movimento japonês estava em contraste direto com a produção do automóvel nacional. O foco na terra do Tio Sam estava nos modelos para esportes, caso dos Ford Mustang e Corvette Chevrolet.

Por causa do peso leve e de aumento da disponibilidade de equipamentos da afinação de baixo custo, carros compactos apresentam alto desempenho a baixo custo em comparação com veículos esportivos dedicados.

A busca profissional por esportivos aumentou junto com o uso recreativo dos veículos. Motoristas com pouca ou nenhuma experiência automotiva e mecânica em corridas podem modificar os veículos próprios para emular as versões e trazer resultados mistos.

Áreas De Modificação

A essência da modificação do carro está na tentativa de extrair o maior rendimento possível, ou o aparecimento de alto desempenho a partir do veículo a motor por meio da adição de base, alteração ou substituição pura e simples das peças.

Grande parte dos projetos envolve a modificação dos sistemas do veículo, do motor e de gestão para aumentar a potência. Alterações adicionais devem existir a permitir que o veículo lide com o poder, incluindo a suspensão rígida, pneus alargados, freios especiais, melhor direção e mudanças de transmissão.

Pneus de perfil baixo, suspensão alterada e outras adições pequenas podem alterar a aparência geral do carro, bem como os acessórios para melhorar a forma de poder na tração.

Áudio: Carros Com Alto Desempenho

Sistema de áudio é aquele especificado pelo fabricante quando o veículo foi reconstruído na fábrica. A instalação personalizada pode envolver qualquer coisa, desde a atualização do rádio para a personalização completa baseada em torno do equipamento sonoro. Eventos são realizados nos quais participantes competem pela recepção, qualidade e poder de inovar.

Interior: Carro Com Alto Desempenho

Carros que competem devem aderir rigoroso conjunto de regulamentos. Em alguns eventos de corrida bem conhecidos, caso da NASCAR, se exige pesagem mínima do veículo. Nesses casos, o interior é despojado e pesos de chumbo ou similares são adicionados para atender a exigência. Junto com as exigências de peso outros requisitos de segurança estão presentes, tais como: Gaiolas, extintores de incêndio e assentos reforçados.

Afinação Do Motor e Desempenho

Afinar consiste no processo de modificar as características de funcionamento do motor. Nos modelos típicos setup há vários elementos mecânicos e eletrônicos, como o coletor de admissão, as velas de ignição, o fluxo de fluxo de ar / volume de massa, entre outros.

Motores modernos empregam o uso de um ECM (Módulo de Controle do Motor) para fornecer o melhor equilíbrio entre desempenho e emissão. Protocolo de comunicações e os aspectos de controle eletrônico do motor podem ser modificados no processo conhecido como “mapeamento”, realizado ao alterar o software (chip, com ajuste de modificação de firmware) ou através do fornecimento de dados falsos via plug-in de hardware (verticalização). Componentes mecânicos também são substituídos, tal como compressores turbos, por exemplo.

Outros sistemas de gerenciamento de motores independentes estão disponíveis. Alguns modelos servem para substituir o computador de fábrica por opções programáveis pelo usuário.

Modificações mal executadas têm efeito negativo sobre o desempenho, componentes mecânicos e eletrônicos. Exemplo está no uso do compressor de ar, tais como o turbo, para aumentar o volume utilizado no golpe de energia do ciclo Otto.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Tunados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *