Carros Antigos x Carros Velhos

Por que existem alguns carros que são considerados velhos e outros são classificados como antigos? A resposta vai além do conceito das próprias palavras velho e antigo. Afinal, no dicionário ambos os termos têm quase o mesmo significado. A pergunta feita acima começa a ser esclarecida quando entramos mais a fundo em um mundo onde as classificações vão além da simples linguística. Para simplificar, carros velhos são carros que não são novos e carros antigos são carros que são mais velhos que os carros velhos, mas estão tão bem conservados que parecem carros novos. Confuso, não? Bem, para quem é apaixonado por carro a questão é bem mais simples.

Carros Antigos x Carros Velhos

Para um carro ser considerado velho, basta estar fora do estado normal de conservação. Carros dos anos 80 e até do início dos anos 90 já podem ser considerados carros velhos. Normalmente, o termo é usado de forma pejorativa. Quem é dono de um veículo nesta classificação pensa ou sonha em trocar de carro. Já com um carro antigo a coisa funciona justamente no sentido contrário. Admirados pro serem possuidores de raridades ou em níveis mais avançados de joias, a maioria dos donos nem cogita vendê-los. Como precisam manter certo estado de conservação, normalmente os carros antigos não são o principal veículo dos seus proprietários. Às vezes nem saem da garagem.

Tuning

Brasília:

A famigerada Brasília é um dos exemplos mais clássicos de carros velhos. É raríssimo encontrar alguma modelo do xará da nossa capital nacional em bom estado de conservação. As piadas são tantas que virou até música (de humor). O veículo foi fabricado entre os anos de 1973 e 1982.

Usados

Fiat 147:

Produzido no Brasil entre os anos de 1976 e 1986, o Fiat 147 foi um carro pioneiro no Brasil por dois motivos. Primeiramente foi o primeiro modelo da Fiat fabricado no Brasil e o segundo e principal é que o 147 foi o primeiro carro à álcool fabricado no mundo. Nem isto salvou a reputação do modelo. Hoje Fiat 147 é sinônimo de carro velho, normalmente em mal estado de conservação.

Cadillac:

Conhecido por muitos colecionadores como rabo de peixe, o Cadillac é um clássico em se trata de antiguidades. Lançado na década de 50, não é a toa que o carro tem este sugestivo apelido. O modelo é tão valorizado que atualmente chega a custar a bagatela de 120 mil reais. Dá para comprar um belo carro zero quilômetro.

Fusca:

O Volkswagen Fusca é um caso curioso nesta classificação de carros velhos e antigos. Ele pode ser classificado como antigo e como velho. Alguns Fuscas são de dar dó, graças a fama de ser um carro que pode “ser consertado com uma chave de fenda”, alguns. Outros em compensação, são consideradas raridades, joias. Um dos fatores que garantem status aos Fuscas é não ser exatamente um Fusca. Um dos carros antigos mais raros de se encontrar é um Volkswagen original. Este detalhe pode decidir se um Fusca (ou Beetle) será uma antiguidade ou uma velharia. Também decidirá de ele vai custar mil reais ou trinta mil reais. Uma diferença que vai além do dicionário.

Edgard Matsuki

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Antigos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *