Antigomobilismo: Vida Difícil Na Prática Do Hobby

Existem pessoas que não se sentem surpresas com novidades de novos carros, mas na vida dos modelos antigos que além e charme também rememora épocas do passado em que o ritmo de vida era mais calmo do que nos dias atuais. O termo antigomobilismo surgiu como palavra nova para designar o amor que consumidores possuem com veículos antigos ao ponto de trabalhar de forma atividade no hobby de tunar ou restaurar com partes originais.

Dificuldades No Caminho: Vida No Antigomobilismo

Em consequência da falta de peças dos veículos antigos no mercado porque montadoras interromperam ciclos produtivos a tarefa de encontrar peças originais para restaurar consiste no maior objetivo de pessoas conhecidas por causa do perfil que se alia ao antigomobilismo. Por esse motivo que existe um boom de automóveis antigos que possuem peças de outras unidades automotivas que conseguem se adaptar ao padrão do eixo, estética ou motor.

Nesse sentido se convém dizer que veículos antigos com nenhum, ou poucos problemas mecânicos, de forma provável tem o valor máximo não apenas financeiro como sentimental entre os amantes do antigomobilismo.

Carro Antigo Não Sai Da Moda: Antigomobilismo

De acordo com o mundo do antigomobilismo os carros antigos jamais saem da moda, ao contrário, sempre representam a febre dos maníacos. De acordo com estimativas nacionais no Brasil há quase dez mil pessoas que participam de forma oficial de grupos formados no sentido de rememorar unidades automotivas antigas em Feiras de Amostras nas quais podem acontecem negociações financeiras entre os proprietários.

Aumento Da Prática De Antigomobilismo No Mundo

Independente das condições do equilíbrio na renda nacional, os números demonstram que o setor se encontra em ascensão, com evolução inclusive entre representantes que possuem poucos anos de vida.

O que vale é a paixão e as histórias que os proprietários com idade avançada que podem enriquecer a cultura de carros antigos no Brasil. Não se pode ignorar o fato de que a prática de antigomobilismo atinge não apenas terras nacionais como também grande parte dos países do mundo que possui economia desenvolvida e tradição no mundo do automotivo.

Aumenta número de blogs na internet que trabalham com conteúdo exclusivo sobre a vida do antigomobilismo. Locais nos quais amantes de veículos antigos podem conferir na íntegra grande diversidade de fotos que são envidas por proprietários do mundo inteiro. Também acontece aumento nas feiras de amostras no Brasil, de forma principal em São Paulo, na região de Campinas, por exemplo, que tem tradição na área.

Com a moda do antigomobilismo em alta também surgem Associações oficiais que reúnem especialistas que se motivam em trabalhar de forma conjunta no sentido de restaurar partes internas e externas de veículos antigos. Movimentos do gênero possuem importância fundamental no sentido de preservar a cultura de automóveis e ao mesmo tempo fazer releituras com projetos que ganham em nível de personalidade no mundo global em que carros são produzidos cada vez mais de forma parecida com pouco nível no quesito estilo.

Aumento No Roubo De Carros Antigos: Antigomobilismo

Com o aumento da prática de antigomobilismo aumento o número de roubos de veículos antigos que por vezes são revendidos no mercado paralelo em troca de valores altos. Os desmanches desfragmentam as peças que já estão encomendadas de forma prévia para serem instalados em outros carros antigos que precisam de pequenos reparados para estar em condições perfeitas. Quase ninguém faz o seguro ao levar em conta que os preços se encontram nas alturas porque não existem peças ou unidades disponíveis na oferta de mercado.

Falta De Reconhecimento: Poder Público

Com frequência governo diz que apoia o consumo de veículos ao reduzir impostos ou taxas de juros. Ou seja, por mais que seja pouco para grande parte dos especialistas, existe o apoio explícito ao mercado de novos. Porém, quase nunca se ouve dizer que o poder público organiza mostras oficiais para preservar a memória do automóvel e por consequência reconhecer com melhor qualidade a prática do antigomobilismo.

Há pessoas que pensam existir o bastante com a implantação do Museu Nacional, no Distrito Federal. Porém, quem já visitou o local nos dias atuais pode dizer o quanto precário está o centro cultural por causa dos baixos recursos financeiros direcionados para preservar a memória dos carros antigos no Brasil.

Cenário de precariedade se estende no país. Por exemplo, no interior de São Paulo (Caçapava) o centro cultural para rememorar os veículos antigos se encontra com unidades depenadas e que podem ficar inviáveis inclusive para serem mostradas, caso não aconteça nenhum tipo de reforma que objetiva preservar. O centro universitário que fazia o patrocínio ao Museu em Canoas, no Rio Grande do Sul, não manteve os compromissos e por consequência a estrutura teve que fechar e os automóveis abandonados junto com as peça para serem decompostos por ferrugem.

Especialistas dizem que grande parte dos centros que possuem qualidade nas mostras de automóveis se estabelecem no Rio Grande do Sul e São Paulo, dois Estados com tradição no mundo automotivo e repletos de montadoras que atuam em terras nacionais para fazer os veículos consumidos no Brasil e no continente latino-americano.

Nos dias atuais existem cinquenta feiras de automobilismo patrocinadas por amantes do hobby com apoio de fundos privados. Em termos práticos consiste no grande ponto de defesa em favor de preservar a cultura de carros que fizeram sucesso no passado das pistas brasileiras.

Conclusão: Antigomobilismo

Antigomobilismo representa termo para designar o hobby de cultuar ou restaurar carros antigos. Os praticantes possuem problemas no caminho de forma principal quanto aos gastos ao levar em conta que não existem peças de reposição no mercado encontradas de forma fácil. Também por esse motivo aumento o número de roubos dos veículos com alto valor em termos mercadológicos entre colecionadores.

A prática antigomobilismo junto com o mundo globalizado que fábrica veículos com baixo nível em termos de personalidade. Poder público nacional não investe como deveria no setor, aponta parte dos especialistas.

Clique no link e acesse lista atualizada sobre os eventos de antigomobilismo que acontecem no Brasil, publicada no blog Antigo Modelismo.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Carros Antigos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *