O Raio X do Iveco Daily: Caminhões Ecologicamente Corretos

Popular no segmento de pequenas cargas e utilitários leves, a Iveco lança a nova cara de seus já muito conhecidos caminhões Daily. O grande destaque da nova linha da Iveco é a sua característica de caminhão verde, ou seja, eles estão equipados com motores que são concebidos para gerar uma menor emissão de poluentes, de acordo com as normas Proconve P7.

A adequação do Daily às normas antipoluição não passaram em branco na comercialização do veículo, pois embora seja o primeiro utilitário semi-leve que tem o conjunto mecânico orientado para ser um utilitário “verde”, a grande desvantagem dessa adequação, comparando o Daily aos seus concorrentes diretos no mercado, é o preço, que ficou mais salgado em relação aos modelos que ainda não foram “forçados” a lançar suas versões adaptadas.

Mudanças para Cercar de Vez o Mercado

.

A mudança nos modelos IVECO Daily tem muito a ver com a reestruturação que os modelos da marca vêm sofrendo, todos com algum objetivo em relação à ocupação da liderança de mercado no Brasil.

Com cerca de 16 por cento de participação no mercado, o objetivo da marca do grupo FIAT é a de tirar parte do mercado do Ford F-350 com o novo modelo Daily Truck,  além de melhorar o seu furgão, destinado ao transporte de cargas leves e também de passageiros, a marca quer incomodar ou mesmo ocupar a liderança neste mercado, atualmente nas mãos da Mercedes Benz, com o seu Sprinter.

Sangue Novo Para Grandes Vôos

Caminhão Iveco Daily

Caminhão Iveco Daily

A grande modificação dos modelos Iveco Daily neste ano foram os seus propulsores, que ganharam potência e diminuiram a emissão de poluentes. O novo modelo possui o propulso F1C, fabricado especialmente para reduzir as emissões de gases, utilizando uma nova tecnologia conhecida como Sistema EGR – que utiliza a recirculação dos gases que iriam sair pelo escapamento do veículo.

O utilitário agora está equipado com um motor de seis cilindros biturbinado a diesel, em que um turbo serve para as velocidades mais baixas e o outro funciona automaticamente nas velocidades mais baixas, o que proporcionou um ganho de potência de 155 para 170 cavalos, e ainda uma melhor autonomia de combustível e menor emissão de poluentes.

O Sistema EJR de redução de emissão de poluentes consegue eficiência devido a recirculação dos gases emitidos pelo motor através de um resfriamento dos mesmo, que os recoloca novamente na câmara de admissão. Esse processo promove uma redução grande na temperatura dos cilindros no processos de queima do diesel, e essa temperatura mais baixa promove a tão falada redução de formação de gases, que muitas vezes são nocivas.

Mudanças Visuais

.

Os novos veículos da linha Daily ganharam também uma reestruturação visual, com ênfase na redução de espaços  e uma adaptação dos componentes ao estilo dos carros de passeio. Com isso a Iveco pretende fornecer um ambiente mais confortável e familiar aos seus condutores e também aos passageiros.

O conforto fica evidenciado no painel de instrumentos, pois o conceito aplicado nos modelos anteriores do Daily foram revistos e aplicados como nos carros de passeio. Reforçando essa linha, a Iveco reposicionou sua alavanca de câmbio, deixando-a mais próxima do motorista, medida bem vista para os condutores profissionais, que ficam por horas na direção, e com a alavanca mais próxima não tem tanta fadiga, que é provocada pela troca de marchas.

Novidades por Todos os Lados

Outra grande modificação ocorreu na linha Iveco Minibus. Os furgões  agora estão mais Iveco que nunca, pois saem da fábrica já inteiramente prontos. Não que o veículo viesse desmontado, mas era por conta do comprador a montagem interna dos componentes do furgão, caso este fosse ser utilizado para o transporte de passageiros.

No caso do minibus, o cliente tem até 5 opções de configurações para escolher, podendo contar com o veículo de 14 até 18 passageiros. Na parte mecânica há mais uma alteração no minibus, que ficou com a suspensão traseira mais flexível, pronta para receber maior peso e proporcionar maior conforto aos passageiros traseiros.

A parte visual externa não sofreu nenhuma modificação, uma vez que a Iveco fez a repaginação visual em 2008 e suas linhas ainda continuam atuais e bem aceitas pelo público. As linhas do Iveco Daily são consideradas modernas e têm um visual bastante amigável, se comparado com o seu principal rival, o Mercedes Benz Sprinter. Os planos da Iveco são ambiciosos e a marca pretende saltar 1000 unidades para chegar até 9500 unidades vendidas.

Modelos Chassi Cabine

Iveco

Iveco

Com cinco tipos de modelos, a Iveco cobre grande parte das aplicações comerciais para os chamados semi-leves e parece cada vez mais forte e com uma linha robusta e completa para aplicações comerciais de transporte de cargas e de passageiros.

O modelo 35S14 é standard, de cabine simples e com 5 metros e 33 centímetros de chassi, na versão de chassi curto, e de 6,5 metros, com chassi alongado. A desvantagem do chassi alongado é que ela leva 50 quilos de carga a menos do que a versão de chassis curto, que leva uma tonelada e meia de carga. A grande vantagem deste veículo é que ele é homologado como veículo de carga para perímetro urbano, por isso não é barrado nos rodízios dos grandes centros.

O modelo 55C16 é uma versão mais robusta, destinada ao transporte de cargas mais pesadas, geralmente utilizado para aplicação com baús. O Iveco Daily 55C16 se apresenta em três versões, como chassi curto, que mede 5,92 metros e carrega 3 mil e duzentos quilos de carga, enquanto que o chassi alongado mede seis metros e meio e carrega vinte quilos a menos. Já na versão de cabine dupla, o 55C16 mede os mesmos 6,53 metros e leva pouco mais de três toneladas de carga.

Por último, temos a versão 70C16, que tem a mesma medida do 55C16 com chassi curto, mas leva 4.285 quilos, enquanto que na sua versão de chassi alongado, ele chega a sete metros e meio, podendo carregar até 4330 quilos de carga.

Os modelos 35S14 e 45S14 são equipados com motores 3.0 diesel de seis cilindros de 136 cavalos de potência, enquanto que os motores do 55C16 e do 70C16 são um pouco mais potente, com um propulsor 3.0 diesel de seis cilindros e até 170 cavalos de potência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Caminhões e Carretas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *