Caminhão Tanque

Caminhões Tanque

Caminhão Tanque

Caminhão Tanque

O caminhão tanque ou também conhecido carro tanque é um veículo que possui um grande reservatório para fins de transporte de líquidos no geral.

Exemplo desses tipos de caminhões está nas pequenas cidades, o caminhão pipa faz a função do mesmo veículo utilizado pelo Corpo de Bombeiros para transporte de água em caso se algum incêndio, ou até mesmo faz-se presente nas irrigações, lavagem de praças e ruas.

Mas no Brasil o uso de caminhões tanques está principalmente no transporte de combustíveis como gasolina, petróleo, diesel, e o álcool proveniente das usinas.

Novas tecnologias

Combustíveis

Combustíveis

Com o alto índice de acidentes e roubos a caminhões tanques, muitas empresas de transporte já adotam medidas para a solução desses problemas. Em parcerias com seguradoras de muito grande nível tecnológico, os empresários podem agora contar com travas de segurança, tanto no carregamento e descarregamento dos combustíveis. Essas travas são monitoras por satélite e permitem maior segurança especialmente ao motorista.

Na verdade são compostas por feixes introduzidos nas laterais do veículo, permitindo o travamento automático, assim mesmo quando ele acaba de ser carregado, o funcionário responsável já aciona o botão do controle que de modo digital e prático realiza toda a função.

Os cuidados com o tanque

Transportes

Transportes

O transporte de líquidos inflamáveis torna-se um trabalho de extrema periculosidade para o motorista que na maioria das vezes conduz o veículo por distâncias realmente significativas.

A primeira e mais importante técnica é a inspeção regular dos caminhões que devem estar sempre em bom estado de conservação, limpos, com sinalização nos tanques. Em seguida é preciso a atenção dos motoristas na aproximação de fontes de chamas próximas ao veículo, sendo proibido o fumo, já que um simples acender de cigarro pode ser fatal, e também a entrada de qualquer indivíduo dentro do tanque deve ser feita cautelosamente com o uso de máscaras, luvas e proteções.

A busca por locações

A busca por caminhões tanques e similares é cada vez maior em todo território brasileiro, que é considerado um dos maiores países de transporte de líquidos. É fato que para algumas empresas é muito mais lucrativo a locação de veículos desse tipo, que fazem o trabalho tanto de carregamento e descarga.

As locadoras oferecem caminhões do mais variados tamanhos e modelos de acordo com a pretensão do cliente, que em grande parte destina-se aos gigantes tanques para economia. Vale lembrar também que todo esse trabalho deve ser feito por meio de contratos de prestações de serviço exigindo sempre a nota fiscal.

Empresários já estabilizados no meio de transportes com tanques também são os mais novos locadores dessas máquinas, os mesmos destinados ao uso com excelência, qualidade, buscando sempre oferecer também mão de obra qualificada e com orçamentos a juros zero.

Por: Patrícia Contiero

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>