Bike Trek – Conheça a Empresa Mais Conceituada em Bicicletas do Mundo

Entre o eterno congestionamento das grandes cidades e a onda de conscientização ambiental, as bicicletas vêm se destacando cada vez mais como um meio de transporte eficiente. Suas vantagens são muitas – evita engarrafamentos, não polui o meio ambiente e ajuda a manter as pessoas em forma.

Nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, o sistema de empréstimo de bicicletas em larga escala vem se mostrando um sucesso, e é operado pelo Banco Itaú. O funcionamento é simples: existem diversos postos de aluguel, espalhados por diferentes áreas ou bairros da cidade, e a bicicleta é alugada em um deles e entregue em outro posto, mais próximo ao local onde a pessoa está se dirigindo. Moradores da Zona Sul do Rio vêm adotando esse sistema inclusive para ir para o trabalho, fugindo do transito.

Bike Trek

Bike Trek

Se as bicicletas vêm se tornando cada vez mais populares como meios de transporte nos últimos anos, já tem muito tempo que é uma das formas de lazer mais comuns desde a mais tenra idade. A nova visibilidade fez também com que os eventos esportivos do gênero e as trilhas feitas de bicicleta chamassem a atenção do grande público.

É justamente neste aspecto que a Bike Trek chama a atenção: é a mais escolhida pelos atletas de grandes competições e tem uma história de sucesso em longos circuitos, como os Grand Tours. Existem, atualmente, 3 competições do gênero, todas na Europa: a Vuelta a España, o Giro d’Italia e o mais famoso Tour de France. Essas corridas se destacam por durarem semanas, atravessando todos os respectivos países. A contagem de pontos é feita diariamente, somando os melhores tempos gerais para definir o vencedor. Entre 1999 e 2006, o ciclista Neil Armstrong venceu o Tour de France consecutivamente, sempre utilizando uma bicicleta Trek, e quebrando recordes todas as vezes.

As Primeiras Pedaladas

No ano de 1975, os amigos Richard Buke e Bevel Hogg iniciaram seu negócio, batizado de Trek Bike. Visando uma fatia específica de mercado, os esportistas, eles começaram a produzir quadros de bicicleta feitos nos Estados Unidos, pois o mercado era, até então, completamente dominado por Japoneses e Italianos.

No primeiro ano, foram feitas 900 armações de bicicleta de aço, cuja brasagem foi feita a mão, para garantir uma maior resistência e durabilidade do aço. Estas primeiras unidades eram apenas a parte metálica da bicicleta, sem rodas, assento ou guidom, e foram vendidas a 200 dólares cada. Em 1977, Penn Cycle se tornou o primeiro revendedor da Trek. Em três anos, suas vendas tinham alcançado 2 milhões de dólares.

Richard Buke e Bevel Hogg

Richard Buke e Bevel Hogg

No começo dos anos 80, ficou claro que a companhia já não conseguia atender a demanda por seus produtos. O pequeno galpão em Waterloo, aonde tinham alojado a empresa inicialmente, já não dava vazão para o interesse do público, e os sócios adquiriram um novo terreno, nas proximidades da cidade, para continuarem seu negócio.

O novo espaço tinha quase 2.500 metros quadrados e marcou o lugar aonde as primeiras bicicletas completas da Trek foram produzidas. Em 1982, com os modelos 750 e 950, a Trek entrou para o seleto grupo de fabricantes de bicicletas de corrida, e em 1983 produziu sua primeira Mountain Bike, batizada de 850. A partir de 1984, a empresa passou também a trabalhar com acessórios e peças.

Corrida Pela Tecnologia

Em 1985, utilizando-se de técnicas e tecnologias da indústria aeroespacial (e outra companhias como a Alan e Vitus), a Trek lançou sua primeira bicicleta de alumínio, devidamente nomeada 2000 (o número do futuro no século XX). No ano seguinte, a empresa repetiu o sucesso ao lançar o modelo 2500, feito de fibra de carbono. A segunda metade da década de 80 marcou a expansão da companhia, que aumentou seu terreno e entrou nos ramos de vestimenta para ciclismo e na produção de bicicletas infantis – a linha Jazz, que foi descontinuada em 1993.

O ano de 1990 foi marcante para a Trek, pois foi quando começou a trabalhar em bicicletas hibridas, combinando o conforto das Mountain Bikes a velocidade das bicicletas de estrada na linha MultiTracks. No ano seguinte, a empresa abriu sua primeira loja própria, em Madison, que, além de mostrar toda a linha de bicicletas da companhia, servia como centro de treinamento para vendedores sem experiência e servia como ponto de marketing para testar as ideias de companhia.

Bicicleta Tecnologica Trek

Bicicleta Tecnologica Trek

Em 1992, a empresa produziu sua primeira bicicleta completamente feita de fibra de carbono (as anteriores tinham elementos de alumínio e/ou aço), os modelos 5200 e 5500. Nessas bicicletas a companhia usou uma tecnologia própria, chamada de OCLV (sigla para Optimum Compaction, Low Void; Compactação Otimizada, Baixo Vazio em português). O modelo 5500 pesava apenas 1,1Kg e era, então, a bicicleta de pista mais leve já produzida. No mesmo ano, a empresa produziu sua primeira Moutain Bike com suspensão completa.

Entre 1993 e 1996 a Trek expandiu ainda mais seu mercado, comprando também outras companhias de bicicleta como a Gary Fisher Mountain Bikes e a Chehalis,WA entre outras.

Pódio Mundial

Em 1997, a Trek assinou um contrato de patrocínio com o corredor Lance Armstrong, que já mencionamos anteriormente. Em 1999, ele se tornou o primeiro americano a ganhar a Tour de France com uma bicicleta americana. No começo do século XXI, a empresa veio a focar também nas ciclistas do sexo feminino, desenvolvendo a linha WSD (Woman’s Specific Design – Design específico para mulheres). Seguindo, também, a lógica da personalização do mercado, a Trek inaugurou em 2001 o Project One, que permite aos compradores escolher o esquema de cores e componentes que deseja em sua bicicleta.

Nesta primeira metade da década, a empresa também expandiu seus negócios, comprando não apenas concorrentes nacionais, mas também em outros países como a Suíça, se firmando cada vez mais como uma das melhores fabricantes de bicicleta do mundo. E sua jornada pela excelência está longe de acabar!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bicicleta

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi tudo bem eu quero comprar uma baike vc pode me ligar quero saber preço
    meu telefone e 98596-5705 ou 9649-26833 desde já muito obrigado

    kleber augusto caeatano leite 21 de Janeiro de 2015 13:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *