Temperatura do Motor

O superaquecimento do motor é um programa bastante complicado e difícil de lidar. Muitos motoristas já se viram parados num local suspeito porque o motor superaqueceu e parou de funcionar. A dica é sempre prevenir esse tipo de situação, com apenas alguns cuidados é possível que o sistema de arrefecimento funcione corretamente. Evitar o superaquecimento é sempre a melhor saída. Confira as dicas abaixo de como manter a temperatura do motor sempre dentro dos padrões.

Dicas Para Manter a Temperatura do Motor

Válvula Termostática – Controle da Temperatura do Motor

Os proprietários de veículos devem ficar atentos a válvula termostática que é uma das peças mais importantes do sistema de arrefecimento. Com essa válvula é feito o controle da temperatura do motor, dessa forma quando ela apresenta algum problema ocasiona o superaquecimento do motor.

O líquido quente ficará no motor e assim haverá o superaquecimento. Pode acontecer até mesmo de o motor fundir, a dica que podemos dar é garantir que sempre haja aditivo correto na água do radiador para que a válvula seja preservada. Observe que ela jamais deve ser removida.

Eletroventilador – – Resfriamento do Motor

Tem como função principal mandar ar para ajudar a resfriar o motor, a sua aparência lembra um ventilador desses que usamos em casa. Em geral ele é usado nos momentos em que o motor não tem a capacidade de captar o ar do ambiente de entorno. Acontece bastante com veículos que ficam parados muito tempo em engarrafamentos ou mesmo quando o trânsito está lento.

Existe um sensor de temperatura que trabalha indicando que é necessário que o ventilador seja acionado. Se acontecer de o sensor estar com o seu funcionamento prejudicado pode acontecer de o ventilador não conseguir ser ligado e então o motor ficar superaquecido.

Importância dos Aditivos

Nos veículos mais recentes os aditivos são feitos com base de monoetilenoglicol que é uma substância que reduz o ponto de congelamento da água além de elevar o ponto de ebulição da mesma. Assim a temperatura fica estável e ideal para o sistema, contudo, conforme o tempo passa o líquido vai se tornando menos eficaz. A dica é fazer a sua troca conforme as instruções e o prazo que consta no manual do proprietário do carro que sugere normalmente 30 mil quilômetros.

De Olho nas Mangueiras

O motor pode ficar superaquecido no caso de haver rompimento das mangueiras, o resultado mais comum dessa situação é o ressecamento que torna bem difícil o funcionamento do motor e ainda pode tornar difícil que a água chegue onde deve. O dono do veículo pode perceber que está havendo o ressecamento.

Basta que para isso ele observe se a mangueira está com aspecto ressecado ou mesmo se tem fiapos em suas pontas. Nesses casos é necessário optar pela troca das mangueiras. Vale destacar que quando a manutenção do sistema de arrefecimento é feita corretamente a sua vida útil é prolongada. Está incluso o uso de aditivos na água e no radiador conforme o que a montadora indica.

Cuidados com o Reservatório e a Tampa

Observe que nos carros mais recentes a tampa do radiador não está mais no radiador, fica localizada no reservatório de plástico que é bem fácil de ser avistado pelos motoristas. Nessa tampa é possível encontrar um sistema de válvulas calibradas que ajudam a aguentar a pressão que é feita pela água quente.

Quando tem algum defeito nessa tampa a água do reservatório passa a ser dispersada sob a forma de vapor e assim fica com o nível mais baixo do que é indicado para que o motor fique resfriado. A troca da tampa deverá ser feita a cada 30 mil quilômetros para garantir que faça o seu trabalho corretamente.

Bomba d`água – Componente do Sistema de Arrefecimento

A função dessa peça fundamental do sistema de arrefecimento é mandar a água até o motor do veículo. Quando a bomba tem defeitos pode acabar tendo dificuldade em realizar o seu trabalho de maneira que o motor acaba fervendo. É comum que comecem a aparecer barulhos e vazamentos de água que acontecem por baixo do carro. Se observar esse tipo de situação já poderá saber que tem algo errado.

Líquido Refrigerante

No manual do proprietário do veículo você encontrará a dica de qual aditivo deve usar junto com água como líquido refrigerante. No caso de ter algum vazamento pequeno é possível usar água para completar. Contudo, fique atento que nos casos em que se mostra necessário trocar grande parte do líquido refrigerante é importante fazer a troca da água também sempre seguindo a proporção que é indicada pela montadora.

Por Dentro do Sistema de Arrefecimento

A função básica do sistema de refrigeração ou arrefecimento é manter a temperatura do motor sob controle. Os veículos mais antigos contavam somente com a preocupação de fazer a dissipação do calor que era gerado pelo motor, contudo, conforme o tempo passou os carros começaram a aproveitar bem melhor a energia do calor que é produzida pela combustão para que apresentem um desempenho e uma duração maiores.

O controle então se manteve mais estável sob as mais variadas condições de uso. Apareceram no mercado ainda os carros com gerenciamento eletrônico do motor que em que começou a ser alterada a quantidade de combustível que é injetado assim como o ponto de ignição.

Dessa forma quando o sistema de arrefecimento está operando em sua temperatura ideal o motor apresenta maior durabilidade, se desgasta menos e passa a operar com menos atrito o que garante uma maior economia de combustível. A manutenção necessária também será bem menor de maneira que o proprietário passa a ter menos gastos.

Cuide Bem do Seu Carro

A grande dica que podemos dar é que os proprietários dos carros cuidem bem dos mesmos, pois quando não se tem atenção e não é realizada manutenção preventiva alguns problemas podem aparecer sem aviso. Muitos motoristas infelizmente só dão a importância da manutenção preventiva depois que o carro lhes deixa na mão no meio da rua. Melhor prevenir que remediar, lembre-se sempre dessa máxima!

O perfeito funcionamento do motor dos automóveis depende fundamentalmente da temperatura ideal, caso contrário, não só fica comprometido o funcionamento do motor como o mesmo pode até fundir.

O controle de temperatura do veículo é mantido graças ao sistema de arrefecimento, que entre outros componentes, conta com o radiador, reservatório de água e bomba de água, responsável por fazer a água circular pelo sistema.

Mas por que a temperatura dos veículos sobe? É simples. O motor do veículo gera muito calor pela explosão do combustível em seu interior, e desta forma, é necessário que a água, mantida em níveis corretos, circule pelo motor e promova o seu resfriamento.

Uma dica simples e que pode parecer até simplória pode evitar que você pare pelas ruas ou estradas com o carro sem funcionar e fique com o capô levantado, vendo uma nuvem de fumaça interminável saindo do radiador.

No painel de qualquer veículo, existe um pequeno sensor da temperatura que indica quando a temperatura está muito alta. Ao primeiro sinal da luzinha com o desenho de um termômetro acender no painel, pare o carro e desligue-o.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *