Cuidados com o Filtro de Ar

O filtro de ar é um dos sistemas mais importantes para o funcionamento de um veículo, pois imagine que para cada litro de diesel que é consumido pelo motor são necessários 8 litros de ar para fazer a combustão necessária. O que torna o filtro de ar tão importante é exatamente os volumes com que ele trabalha.

No processo de combustão, esse filtro tem um papel fundamental, pois tem a função de impedir que partículas em suspensão atinjam o motor, comprometendo a sua vida útil. Muitos especialistas apontam que quando o filtro de ar não trabalha direito e permite a passagem dessas partículas o motor pode parar de funcionar.

Por esse motivo, é importante manter alguns cuidados com o filtro de ar para que ele esteja sempre em bom estado de conservação e o mais importante, limpo. Conheça algumas dúvidas e cuidados que vão ajudar a manter o filtro do seu carro como novo.

Indicador de Restrição

Existem certas peças de um carro com as quais não se deve pensar em economia, esse é o caso do filtro de ar. Na hora de escolher, prefira os de primeira linha, pois os mais baratos são feitos, em grande parte dos casos, com materiais de baixa qualidade e que são pouco filtrantes.

Essa má filtração se dá pelo fato de que o papel é pouco resistente ou mesmo porque a abertura da malha é pouco eficiente na retenção das partículas indesejadas. Para ter certeza de que está tudo certo com o sistema de admissão de ar do veículo é interessante acompanhar de perto o sistema de Indicação de Restrição.

Filtro de Ar Esportivo

Filtro de Ar Esportivo

Através da diferença de pressão entre o ambiente interno e externo esse indicador aponta quando há excesso de sujeira no sistema. Esse tipo de equipamento é fabricado para funcionar somente até uma certa quantia de sujeira armazenada, depois de atingir essa saturação a alimentação de ar ao motor diminui consideravelmente.

Limpeza com Ar Comprimido

Muitos fabricantes de filtros de ar são contra a limpeza com ar comprimido, pois esta invalida a garantia do sistema. Porém, mesmo assim em muitos pontos do país essa é a limpeza que predomina quando o assunto é limpar esse sistema. Se não tem jeito e você for realizar a limpeza com ar comprimido é importante tomar alguns cuidados.

Dentre esses cuidados está o posicionamento do bico injetor de ar na distância adequada e também a utilização do soprador de ar no sentido inverso a aquele do fluxo de ar do filtro. Fique atento também para que a limpeza seja efetuada somente no elemento primário e nunca no secundário do filtro.

Algumas Dúvidas

Um dos principais fatores que leva os proprietários de carros a descuidar do filtro de ar é o fato de não terem determinados conhecimentos a respeito desse sistema. Porém, se esse é o seu problema, aproveite agora para se informar melhor.

A primeira grande dúvida é em relação a como se dá o desgaste do filtro, muitas pessoas pensam que o desgaste acontece por filtrar o ar. Na realidade, o que desgasta o filtro são as limpezas do mesmo, pois os solventes utilizados vão tornando a espuma quebradiça o que com o passar do tempo gera um grande desgaste.

E a partir da resolução dessa dúvida surge outra, que diz respeito ao tipo de produto que deve ser utilizado para limpar o filtro. Em geral, os especialistas recomendam o querosene, pois se trata de um produto menos volátil e também que tem uma ação menos devastadora sobre o filtro. Existem no mercado os produtos que são feitos especialmente para a limpeza do filtro de ar que são tão bons ou melhores que o querosene, vale a pena pesquisar sobre eles.

O produto que nunca deve ser utilizado para realizar a limpeza do filtro é a gasolina, pois ela simplesmente destrói a estrutura de espuma do filtro. A gasolina passa “abrindo” os poros da espuma o que a torna menos eficiente, uma vez que deixará passar muito mais impurezas.

Quanto Dura um Filtro de Ar?

Como já dissemos, o que desgasta um filtro de ar é a limpeza e não o trabalho que ele realiza. Porém, não há como não limpar o filtro de vez em quando, pois poderíamos deixá-lo sem limpeza que ele duraria a vida toda, porém o motor do seu carro com certeza teria uma vida bem curta.

Quando a limpeza é realizada da forma correta e com os produtos indicados é possível mensurar que o filtro de ar durará em média 50 limpezas.

Uma dica muito importante é observar o filtro depois da limpeza, ou seja, procurar por furos da sua estrutura e também se a base está descolada. Esses são os dois principais problemas quando uma limpeza é realizada, ou seja, fazer buracos na estrutura devido ao produto utilizado ou mesmo provocar o descolamento da base.

O Que Não Fazer?

Muito mais importante do que dizer o que se pode fazer é dizer o que não se pode fazer quando se está realizando uma limpeza de filtro de ar. A primeira coisa que não se deve fazer é torcer o mesmo para que ele seque. Ao invés de torcer o filtro, você deve espremê-lo com as mãos buscando tirar o excesso do produto.

Para garantir que ele seque completamente é importante deixá-lo secando na sombra durante um período de tempo. No caso de utilizar uma pistola de ar para secá-lo é necessário manter uma distância segura entre a pistola e o filtro além de não aplicar muita pressão.

A Sujeira é a Pior Inimiga?

Apesar de a sujeira ser um elemento bastante prejudicial para o filtro de ar, a sua pior inimiga é a água. Basicamente, a sujeira fica grudada no óleo que é aplicado ao motor do carro, porém, a água satura o óleo. Através dessa saturação a água permite que a sujeira passe pelo filtro.

Está Sujo?

Saber quando o filtro está sujo também é uma questão muito importante na hora de cuidar do sistema de admissão de ar. Observe dois pontos específicos do filtro, o primeiro deles é a superfície de cobertura. Se ela está suja, então precisa de limpeza.

Dê uma boa olhada também na profundidade do filtro, pois mesmo que esteja limpo por fora há a possibilidade de ele estar sujo por dentro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Acessórios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *